GEFuT seleciona bolsista para Projeto EDUCAÇÃO PELO FUTEBOL ATRAVÉS DAS ONDAS DO RÁDIO

18 02 2016

O coordenador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas  (GEFuT), Prof. Dr. Silvio Ricardo da Silva, faz saber que, no período de 18 de fevereiro  à 08 de março, o CENEX-EEFFTO estará recebendo inscrições de candidatos para exame de seleção de 1 (uma) vaga para bolsista de extensão no Projeto EDUCAÇÃO PELO FUTEBOL ATRAVÉS DAS ONDAS DO RÁDIO (Edital PBEXT 2016), desenvolvido pelo GEFuT. Os candidatos poderão inscrever-se no CENEX-EEFFTO das 9:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 16 horas.

 

Edital bolsista PBEXT 2016 final

Ficha de inscrição extensão GEFUT 2016

 

Para mais informações: gefutufmg@gmail.com





Lançamento do livro: Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer

29 06 2015

simpósio 1Na tarde de sábado, dia 27 de junho de 2015, foi lançado durante a sessão de autógrafos o livro “Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer” organizado pelos professores Elcio Cornelsen, Günther Augustin e Silvio Ricardo da Silva e publicado pela Editora Jaguatirica.

O lançamento ocorreu durante o 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH, realizado no Parque Municipal, no Teatro Francisco Nunes.

O livro é resultante das conferências realizadas durante o I Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer realizado durante o ano de 2013 em Belo Horizonte. O evento foi organizado entre a parceria do GEFuT (Grupo de Estudo Sobre Futebol e Torcidas) e o FULIA (Núcleo de Futebol Linguagem e Artes).

O livro conta com textos de renomados pesquisadores nacionais e interacionais do futebol. Os variados temas abordados pelo livro exploram a aparição de uma nova cultura do corpo atrelada às imposições contemporâneas, espe­cialmente as advindas das expansões citadinas, da luz elétrica, das inovações estéticas modernistas, das organizações de trabalho ou das configurações identi­tárias e de poder, ou ainda da preservação da memória dos jogadores. Desta forma refletem o perfil e a atuação transdisciplinar dos pesquisadores e constitui-se como uma importante obra dos estudos sobre o futebol.

Raphael Rajão Ribeiro e Elcio Cornelsen durante a tarde de autógrafos do lançamento do livro.

Raphael Rajão Ribeiro e Elcio Cornelsen durante a tarde de autógrafos do lançamento do livro.

Foto: Thiago José Silva

O livro pode ser adquirido pelo site da editora:

http://www.editorajaguatirica.com.br/





Entrevista com Silvio Ricardo da Silva no programa Interconexão Brasil (BH News)

4 09 2014

CAROS AMIGOS E AMIGAS, 

Estreia dia 3/9/2014 às 21:30 hs a exibição da 66a.  entrevista do INTERCONEXÃO BRASIL na BH NEWS Canal 9 da NET e 29 UHF sob patrocínio da APUBH.

 

TEMA: O FUTEBOL BRASILEIRO DEPOIS DA COPA.

 

CONVIDADO: SILVIO RICARDO DA SILVA, PROFESSOR DA UFMG.

PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: DOMINGOS GIROLETTI, CIENTISTA POLÍTICO.

SINOPSE: O FUTEBOL FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA. É O ESPORTE COM QUAL NOS IDENTIFICAMOS. A DESPEITO DO GOSTINHO AMARGO QUE AINDA SENTIMOS PELA PERDA DA COPA E PELA DERROTA CONTRA A ALEMANHA. ISTO NÃO NOS FEZ PERDER A PAIXÃO PELO FUTEBOL. NEM DEIXAMOS DE SER O PAÍS DO FUTEBOL. NESTE PROGRAMA, VAMOS AVALIAR O LEGADO QUE A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DEIXOU NO PAÍS E ANALISAR COMO MELHORAR A QUALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO NA ERA DUNGA.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO: SEGUNDA QUARTA e SEXTA: 07h30min e 21:30 HS;   TERÇA: 08h30min – QUINTA: 01h30min e 08h30min; SÁBADO: 04h30min, 07h30min e 18h30min; e DOMINGO: 04h30min, 07h30min e 18h30min.

INTERNET:   https://www.youtube.com/watch?v=86M0jjUuJfQ  Entrevistas já exibidas no: Youtube – vídeos – Interconexão Brasil.

Sou grato a todos pela audiência, comentários críticos, sugestões e pela ajuda na divulgação.

Abraços a todos,

D. GIROLETTI





Futebol e homo/transexualidades

7 07 2014

Dia 10/07/20114

Às 19h

Centro de Arte Popular Cemig

Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos / Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e transexuais da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, convida para o evento de abertura da jornada BH Sem Homofobia que antecede à 17ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte.

 

Expositoras

 

Luiza dos Anjos

Professora de Educação Física, formada pela UFMG, e doutoranda em Ciências do Movimento Humano na UFRGS, tendo como temas centrais de estudo o futebol, e as relações de gênero e as sexualidades. Atualmente é professora do Programa Academia da Cidade, tendo também experiência na Educação Básica.

Bárbara Gonçalves

Mestranda em Psicologia Social Pela UFMG, integra o Grupo de Pesquisa em Memórias, Representações e Práticas Sociais; e o Grupo de Pesquisa sobre Futebol e Torcidas (GEFUT), ambos na UFMG. Integrou o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT – UFMG. E trabalha atualmente com as temáticas: gênero, diversidade sexual, identidade social, memória social, futebol e música.

Debatedor

 

Luiz Gonzaga Morando Queiroz

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (Habilitação Português-Francês – 1989), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Estudos Literários – Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professor do curso de Letras no Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira do século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: Realismo-Naturalismo, Romantismo e historiografia literária brasileira. Na interface com a Sociologia, atua com os temas homoerotismo e representação de identidade.

 

Fonte: Centro de Referência LGBT de Belo Horizonte.





Programa Óbvio Ululante!

12 03 2014

Começa hoje a temporada 2014 do Programa Óbvio Ululante! Agora às quartas-feiras, das 18:10 às 19h, na Rádio UFMG Educativa (104.5 FM). Ouça em todo mundo através do link http://www.ufmg.br/radio

No programa de hoje: Atlético, Cruzeiro, América, Eric Cantona, sururus entre Atlético e Palestra em 1936, assessoria esportiva, Libertadores e algo mais…





Inscrições abertas!

26 08 2013

Inscrições abertas!

Período: de 18 a 20 de setembro de 2013

Local: Memorial Minas Gerais-Vale

Praça da Liberdade s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias

Belo Horizonte-MG





CINE GEFuT

1 11 2011

O CINE GEFuT foi remarcado para esta sexta-feira dia 04/11/2011, as 15 horas, iremos assistir e debater o filme “A onda”.

Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

Duração: 106 minutos (1 hora e 46 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Dennis Gansel
Ano: 2008
País de origem: EUA








%d blogueiros gostam disto: